quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A saga da Jaca Verde

Quanto mais eu me aprofundo nesse mundo do veg(etari)anismo mais eu me apaixono, e as muitas formas que você preparar um mesmo alimento para obter resultados completamente diferentes é uma das coisas que mais estou gostando de estudar nesses últimos dias.
Foi numa dessas que acabei descobrindo, no grupo Ogros Veganos, sobre a carne de jaca! Ela é uma carne vegetal, feita a partir da jaca verde (é muito importante ela estar verde, se não sua carne ficará doce, com aquele gosto típico da jaca). Tem um sabor bem neutro, fica com o gosto do tempero que você usar para preparar ela, tem uma consistência parecida com a de frango desfiado, então vejo muito o pessoal usando para fazer coxinha e torta, e uma coisa legal é que você pode deixar ela congelada depois de cozida só para temperar  usar!  
Por enquanto só testei ela refogada com escarola para rechear um pão e achei que ficou uma delícia, mas meu próximo passo é fazer uma coxinha!
Para a minha alegria descobri que meu avô tem um pé de jaca no sitio e já estou engenhando como vou levar algumas no caminhão de mudança! 



Carne de Jaca:


Ingredientes:

  • Jaca Verde

Modo de Preparo: 

Lave bem a jaca e pique em pedaços menores. Coloque os pedaços em uma panela de pressão e cubra-os com água. Leve ao fogo, e depois que juntar pressão deixe por mais 10 minutos. Depois é só escorrer bem, tirar a casca, aquele miolo que é mais durinho e as sementes. Desfie o restante e sua carne já está prontinha para ser usada!


Dica:
Conforme você vai cortando a jaca ela solta um liquido (que gruda em tudo e depois é um caos para tirar) então uma coisa legal para fazer é untar a faca, bacada, tábua e tudo mais com bastante óleo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário